Apresentação

Anualmente os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química da UEPG realizaram eventos no intuito de contribuir com a ampliação e atualização na formação de seus alunos de graduação. Historicamente, houve quatorze “Semanas de Química”, nas quais atividades como palestras, mesas redondas e minicursos, entre outras, contribuíram para a interação entre os acadêmicos, professores, pesquisadores e outros profissionais. Diante a aprovação dos programas de mestrado em Química Aplicada (2004) e Doutorado em Química (2009) nesta instituição, surgiu a necessidade de se organizar um evento comum e mais abrangente que permitisse aos acadêmicos de graduação e de pós-graduação uma aproximação com o ambiente de pesquisa e ensino do país.

Desta forma, foi idealizado um evento que oportunizasse essa interação entre acadêmicos e pesquisadores não somente por meio da participação dos alunos em palestras, mesa-redonda e minicursos sobre temas pertinentes à área, mas que permitisse a apresentação e avaliação dos seus trabalhos de pesquisa (iniciação científica, dissertações e teses) na forma oral ou de painéis. Com esse objetivo iniciou-se o Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química (SIMPOQUIM) da UEPG. Atualmente esse simpósio está em sua sexta edição e ocorrerá com a participação de professores e profissionais da área de Química e áreas correlatas. Devido às adequações de local e datas, este ano deverá ocorrer entre os dias 8-11 de setembro de 2014.

Nessa edição, o VI Simpoquim tem como tema a “Química Sem Fronteiras”. O desenvolvimento e barateamento de redes de comunicações em escala mundial contribuiu para os processos de globalização e internacionalização. Como sua consequência, diversos ramos acompanharam essa tendência como: o social, político, econômico e científico. Sendo assim, diversas iniciativas foram tomadas com o objetivo de promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, e da inovação e da competitividade brasileira por meio da mobilidade internacional. Dada essa abertura e a necessidade de prepararmos nossos alunos para serem inseridos nessa tendência, o VI SIMPOQUIM da UEPG tem como tema “Química sem Fronteiras”, uma oportunidade para discussão da formação de um profissional que seja capaz de transformar o conhecimento químico gerando tecnologias, processos e riquezas, reforçando a competitividade brasileira frente aos processos de internacionalização. Para isso, selecionamos profissionais de destaque, inseridos no panorama científico internacional, para ministrarem palestras e minicursos, trazendo a informação aos nossos alunos com referências em ciência e tecnologia em Química no País.