Apresentação

Anualmente os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química da UEPG realizam eventos no intuito de contribuir com a ampliação e atualização na formação de seus alunos de graduação. Historicamente, houve quatorze Semanas de Química, nas quais atividades como palestras, mesas redondas e mini-cursos, entre outras, contribuíram para a interação entre os acadêmicos, professores, pesquisadores e outros profissionais. Nas últimas edições dessas Semanas observou-se um aumento no número de participações de alunos do curso de mestrado em química, além de ter havido a aprovação do programa de Doutorado em Química na UEPG. Deste modo, surgiu a necessidade de organizar um evento comum e mais abrangente que permitisse aos acadêmicos de graduação e de pós-graduação uma maior proximidade com o meio científico.

Aproveitando-se este momento pensou-se na realização de um evento que oportunizasse essa interação acadêmica não somente por meio da participação dos alunos em palestras e conferências versando sobre temas pertinentes à área, mas, também por meio da possibilidade de apresentarem seus trabalhos de pesquisa (iniciação científica, dissertações e teses) na forma oral ou de painéis. Com esse objetivo iniciou-se o Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química (SIMPOQUIM) da UEPG. Esse simpósio está em sua quarta edição e geralmente é realizado no mês de outubro sempre contando com a participação de professores e profissionais da área de Química ou áreas correlatas externos à UEPG, entretanto por motivos de calendário, este ano projeta-se a realização deste evento para a última semana de setembro de 2012.

No decorrer desses anos o evento tem contado sempre com participações de alunos de graduação e pós-graduação de outras universidades situadas tanto na cidade de Ponta Grossa como em outras regiões do estado. A partir do histórico obtido com as Semanas de Química aliado a boa repercussão obtida com a realização dos Simpósios, o IV SIMPOQUIM da UEPG tem como tema “O Papel do Empreendedorismo no Desenvolvimento da Química”, uma oportunidade para discussão da formação de um profissional que seja capaz de transformar o conhecimento químico gerando tecnologias, processos e riquezas.

As Universidades, no Brasil e no mundo, estão atualmente passando por uma mudança de paradigma onde o desenvolvimento social e econômico é incorporado como parte da Universidade. Assim, a Universidade integra o desenvolvimento econômico e social como função adicional e tem sido chamada “Universidade Empreendedora”. As atividades empreendedoras têm ganhado progressivamente o respeito e a legitimidade aos olhos de autoridade políticas e acadêmicas. Neste contexto, a Química tem um papel essencial, sendo uma ciência central onde aplicações tecnológicas têm grande repercussão no desenvolvimento de áreas tais como biotecnologia, ciências dos materiais, as nanociências, a área ambiental, entre outras. Desta forma, em eventos desta natureza pode-se oportunizar aos alunos discussões sobre tema e sobre os principais caminhos trilhados por empreendedores bem como as atividades industriais químicas no Brasil e no exterior fazendo apreciação de diferentes setores.