Sobre o evento

O DEQUIM completa 40 anos em 2012. Para comemorar estes 40 anos de profícuo trabalho na formação de recursos humanos qualificado, o Departamento de Química promove o Ciclo de Palestras “Professor Jesuan Henrique Rupel - 40 anos DEQUIM”, num momento de integração de professores e acadêmicos dos Programas de Pós-Graduação em Química e dos cursos de graduação de Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Tecnológica.

As palestras ocorrerão mensalmente com inscrições gratuitas e serão abertas aos acadêmicos de graduação e pós-graduação em Química, funcionários e professores do DEQUIM, e à comunidade acadêmica em geral

Objetivo do Evento

O Ciclo de Palestras “Professor Jesuan Henrique Rupel - 40 anos DEQUIM” tem como objetivo principal a apresentação e discussão de temas relevantes e atuais envolvendo o conhecimento de Química e a história do DEQUIM. O Ciclo de Palestras envolverá temas como ética, empreendedorismo, educação, ensino de química, novas tecnologias e outros correlatos, sendo as palestras ministradas por docentes da UEPG e outras IES, bem como por profissionais da área.



O Departamento de Química da UEPG

Em 1972, o Grupo de implantação da Reforma Universitária na UEPG, reuniu todos os departamentos de ensino das faculdades existentes, para o planejamento e instalação das novas unidades departamentais. Na sala 23, do Bloco A, do Campus Central, iniciaram-se os preparativos para a criação do Departamento de Química da UEPG. O Departamento de Química originou-se do Departamento de Físico-Química da então Faculdade Estadual de Farmácia e Bioquímica. Os trabalhos foram conduzidos pelos professores Alfredo Berger, Jesuan Henrique Rupel, Alberto Tammenhain, Alcione Borges de Andrade, Carlos Roberto Emílio, Maria Lúcia Wambier e Odeni Villaca Mongruel - reitor da UEPG, na gestão 1974/1978.

Com as exigências naturais das décadas, a UEPG cresceu e se transformou em uma instituição de reconhecida qualidade no ensino superior. Ao longo de 40 anos de história, o Departamento de Química da UEPG venceu dificuldades e, no seu empenho por superação, sempre teve como orientação a formação de um quadro docente qualificado. Em março de 2012, o DEQUIM conta com 27 docentes efetivos dos quais 25 são doutores, sendo um dos departamentos mais titulados da UEPG.Neste cenário, o Departamento evoluiu em suas conquistas e atualmente seus integrantes desenvolvem vários projetos de pesquisa e de extensão que contam com a participação de alunos de graduação, mestrado e doutorado.

Desde sua criação o Departamento contribuiu para a formação de milhares de profissionais, Farmacêuticos, Biólogos, Engenheiros Civis, Agrônomos, Físicos, entre outros. Hoje o DEQUIM é responsável por disciplinas de Química e Bioquímica de 17 cursos de graduação da UEPG, atuando com aproximadamente 3000 alunos por semana.

A evolução da qualificação docente foi fundamental para a criação de cursos de graduação e pós-graduação na área de Química.



ATUAÇÃO DO DEQUIM NA GRADUAÇÃO

O primeiro curso de Graduação do Departamento de Química foi o curso de Licenciatura em Ciências - habilitação em Química, que formou duas turmas. Os três primeiros formandos colaram grau em 31/07/1987. Dos três formandos, 2 são hoje professores do Departamento de Física da UEPG, professores André Vítor Chaves de Andrade e Silvio Rutz. Dos formandos da turma de 1988, temos vários professores que hoje integram o corpo docente da UTFPR e o nosso Departamento, os professores Elizabeth Oliveira Scheffer e Sergio Mazurek Tebcherani. Vemos que inicialmente o curso contribui para a formação do corpo docente das instituições na região dos Campos Gerais.

Em 1994, teve início o curso de Licenciatura em Química, que formou 6 licenciados na primeira turma, em 1998. Apesar de, na época, só termos curso de graduação, os professores sempre incentivaram os formandos a fazerem pós-graduação e muitos ex-alunos das primeiras turmas são mestres e doutores e atuam em várias empresas, institutos de pesquisas e Instituições de Ensino Superior. Até 2012, o curso de Licenciatura em Química formou 220 licenciados nas suas 14 turmas.

Em 2003, teve início o curso de Bacharelado em Química Tecnológica com ênfase em Química Ambiental, que já formou 6 turmas totalizando 71 bacharéis. Vários dos formandos tem se destacado em Programas de Pós-Graduação da UEPG ou de outras universidades do país e em empresas da região.



ATUAÇÃO DO DEQUIM NA PÓS-GRADUAÇÃO

O primeiro Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da UEPG no qual os professores do DEQUIM participaram teve início em 2000, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais, que contava na época com 4 professores doutores do DEQUIM no seu corpo docente NRD6.

Em 2003, foram iniciadas as atividades do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos que tinha no seu corpo docente permanente 4 professores doutores do DEQUIM, do total de 8 professores envolvidos no Programa.

Apesar de vários professores participarem de Programas em outras áreas, um grupo de professores do DEQUIM sentiu a necessidade de propor um programa de pós-graduação em Química. Assim, o Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada (PPGQA) teve início em 2005, contando com 13 docentes permanentes, dos quais 9 do DEQUIM e 4 do Departamento de Física da UEPG. Até março de 2012, o PPGQA já formou 63 mestres e conta atualmente com 27 alunos.

Em 2009, o Programa de Doutorado em Química em Associação UEPG/UEL/UNICENTRO iniciou suas atividades contando 8 docentes da UEPG (7 do DEQUIM). Em março de 2012 estão matriculados 18 doutorandos na UEPG.

Dois professores do DEQUIM fazem parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia/Associação em Rede, que iniciou suas atividades em 2010.

Podemos verificar então que, em 2012, os professores do DEQUIM fazem parte do corpo docente de quatro Programas de Pós-Graduação da UEPG, além dos dois Programas em Química, participam também dos Programas de Engenharia e Ciência de Materiais, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Bioenergia. Contribuindo fortemente com a formação de recursos humanos qualificados.



Estes são alguns dos motivos que nos fazem ter orgulho de participar do DEQUIM e de poder está iniciando as comemorações dos 40 anos do DEQUIM.