Sobre o evento

O DEQUIM completa 40 anos em 2012 e o evento Ciclo 40 anos DEQUIM - Perspectivas Profissionais do Químico faz parte das atividades de comemoração. Evento será composto por três mesas-redondas realizadas no dia 25/10/2012:

  • Perspectivas Profissionais do Químico na Indústria;
  • Perspectivas Profissionais do Químico na Universidade;
  • Perspectivas Profissionais do Químico na Educação Básica;

Os integrantes/debatedores das mesas redondas serão ex-alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura do DEQUIM que possuem atuação destacada no seu campo de atuação.

Objetivo do Evento

O Ciclo 40 anos DEQUIM - Perspectivas Profissionais do Químico tem como objetivo congregar docentes, discentes de graduação e pós-graduação da UEPG, profissionais e ex-alunos do DEQUIM para discutir as perspectivas profissionais do Químico nos seus principais campos de atuação, na Indústria, na Educação Básica e na Universidade, incentivando assim a qualificação de recursos humanos.

Esperamos que a discussão sobre as Perspectivas Profissionais do Químico contribua para discussão sobre formação oferecida pelos dois cursos da UEPG na área de Química, Bacharelado em Química Tecnológica e Licenciatura em Química, assim como, pelos dois Programas de Pós-Graduação em Química da UEPG, e apresente mais claramente as perspectivas profissionais dos Químicos formados na UEPG.



O Departamento de Química da UEPG

O DEQUIM completa 40 anos de existência em 2012 e o evento faz parte das atividades de comemoração. Desde sua criação o Departamento de Química contribuiu para a formação de milhares de profissionais, Licenciados e Bachareis em Química, Farmacêuticos, Biólogos, Engenheiros Civis, Agrônomos, Físicos, entre outros. Hoje o DEQUIM é responsável por disciplinas de Química e Bioquímica de 17 cursos de graduação da UEPG, atuando com aproximadamente 3000 alunos por semana.

O DEQUIM é responsável direto por dois Programas de Pós-Graduação, o Programa de Pós-graduação em Química Aplicada e o Doutorado em Química em Associação UEPG-UEL-UNICENTRO. Tanto os cursos de Graduação, Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Tecnológica, como os dois Programas de Pós-Graduação participam da organização do evento.

Os professores do DEQUIM fazem parte do corpo docente de quatro Programas de Pós-Graduação da UEPG, além dos dois Programas em Química (Mestrado em Química Aplicada e Doutorado em Química), participam também dos Programas de Engenharia e Ciência de Materiais, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Bioenergia. Contribuindo fortemente com a formação de recursos humanos qualificados na região dos Campos Gerais/PR.

Neste evento estarão envolvidos diretamente, tanto na organização quanto na participando do mesmo os docentes e discentes dos dois Programas de Pós-Graduação em Química da UEPG, o Programa de Pós-graduação em Química Aplicada e o Doutorado em Química em Associação UEPG-UEL-UNICENTRO.



Histórico de Eventos Anteriores

O evento faz parte das comemorações dos 40 anos do Departamento de Química da UEPG. Esclarecemos que o DEQUIM da UEPG organiza e organizou vários tipos de eventos nos seus mais de 40 anos de existência. Nas décadas de 80, 90 e o inicio da primeira década do século XXI foram organizadas as Semanas de Química da UEPG, que contaram com a participação de professores de várias instituições do país. Em 2007, o Departamento de Química da UEPG foi responsável pela organização da SBQSul, evento que congrega Química de toda região Sul do Brasil e que teve a participação de mais de 1000 químicos. Atualmente, o DEQUIM organiza dois eventos o Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química (SIMPOQUIM) e o Encontro de Educação Química da UEPG (EDUQUI).

No corrente ano vários eventos estão sendo organizados em comemoração aos 40 anos do Departamento, entre eles, o Ciclo de Palestras Prof. Jesuan Henrique Rupel , no qual estão sendo realizadas palestras mensais abordando temas como ética em pesquisa, empreendedorismo, ensino de química, novas tecnologias e outros correlatos á Química, sendo as palestras ministradas por docentes da UEPG e outras IES, bem como por profissionais da área.



Apoio

Capes
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Mestrado Química
Caixa Econômica Federal
Doutorado Química
Editora UEPG